HOME PAGE

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

LER...

Um projeto é uma atividade prolongada que normalmente inclui trabalho dentro e fora da aula e é realizada em grupo. Pressupõe a existência de um objetivo claro, aceite e compreendido pelos alunos, e a apresentação de resultados.  Pela sua própria natureza, os projetos constituem contextos naturais para o desenvolvimento de trabalho interdisciplinar. Este é mais um trabalho para a divulgação do conhecimento e conseqüentemente mostrar o lado prático da aprendizagem. O material aqui apresentado é um esforço para ajudar a prática pedagógica dos professores que queiram estar em harmonia com o aprendizado das crianças e com o Meio Ambiente. Aqui está presente o dia a dia de uma sala de aula, com uma professora preocupada com a formação do cidadão do futuro e uma turminha muito  consciente daquilo que vai aprender.

PALAVRA DA PROFESSORA:

Depois de muito tempo tentando levar o conhecimento entre professores, volto para sala de aula, com o compromisso de fazer desta sala um laboratório de práticas pedagógicas, que venham completar todos os anos de estudos e dedicação na formação de nossas crianças. Embora alguns dirigentes não tenham entendido a ousadia deste projeto, após verem aqui em rede mundial, quem sabe irão entender que "sala de aula também significa além dos muros da escola". Quem sabe num futuro próximo, outros educadores ousem a implantar a interdisciplinaridade, como um modelo especial, daquilo que vai levar os educandos ao desenvolvimento reais de suas habilidades e conceitos.  

INVERTENDO OS PAPÉIS...

 O Meio Ambiente é um dos temas transversais dos PCNs, numa atitude ousada, neste trabalho a Educação Ambiental será o ponto de partida de todos os conteúdos trabalhados no semestre. Dela partiremos para todas as disciplinas:  Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, Educação Física e Educação Artística. Mostrando assim que é possível transmitir conhecimentos de uma maneira prática, saudável e que muitas vezes recusada por professores, que ainda teimam em manter uma prática ultrapassada e detentora de um conhecimento que pouco vai ao encontro de nossas crianças desse novo século. O projeto sugere uma estrutura de aula em momentos que visam organizar o trabalho do professor e dos alunos, bem como a interação entre os alunos através da argumentação, da investigação e do registro da atividade. Estes pontos caracterizam o seu principal diferencial, que se refere ao trabalho específico com a atividade experimental, com todos os benefícios trazidos por esta prática. Desta forma, alunos e professor realizam e observam juntos as ações do trabalho e conversam sobre os resultados, formulando hipóteses e conclusões.

 

SÓ VENDO PRA CRER...

Este projeto teve toda uma preparação, com muito estudo para ser levado em prática. Durante a realização do mesmo, que ainda não acabou, as crianças foram preparadas para adquirirem autonomia de ações, serem críticas, serem construtivas e conscientes do seu papel na sociedade. Lousa cheia... Cadernos cheios não significam aprendizagem... Por tanto, as ações desencadeadas levam as crianças para um  mundo de conhecimento, com trabalhos satisfatórios, enriquecedor  aprendendo na prática, aquilo que seria muito mais cômodo ver em livros, filmes e revistas, que nem sempre é sinônimo de aprendizagem. Trabalhoso, audacioso, mas um trabalho extremamente produtivo, onde todos os objetivos estão sendo alcançados. Venha conhecer...

                                                                          ("Coisas de Ana Lúcia" - ano/2005)

ENTRE

 

 

Livro de Visitas

   Deixe a sua Mensagem!

 

 

           Copyright ©1998-2005 ANA LÚCIA Home Page.Os Direitos Autorais desta Página são Protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/98