ANA LÚCIA  HOME PAGE


PROJETO DE PÁSCOA

ATIVIDADE 04

Jogo de Dados 

Jogo das Diferenças

VENCEDOR: QUEM CHEGA A ZERO

MATERIAL

- Um par de dados para cada três alunos (ou 12 quadradinhos de papel numerados como o dado e colocados num saquinho de papel); papel e lápis para anotar o resultado. Eventualmente cartolina para um cartaz.

REGRAS DO JOGO

· Este é um jogo para grupos de três  alunos.


· Cada jogador inicia o jogo com 40 pontos; caso a grande maioria deles tenha dificuldades com o número 40, proponha 20 ou 25.


· Na sua vez, o jogador deve rolar os dados ( ou sorteia dois papéis) e subtrai de seus pontos o valor obtido nos dados (papéis); o jogador que primeiro chegar a zero é o vencedor.


· Proponha este jogo umas três vezes, uma a cada semana, mudando, se quiser, a quantidade inicial de pontos em cada vez. Ande entre os alunos e veja se compreenderam que devem subtrair; como fazem para subtrair; se usam o sinal de subtração; se fazem a subtração tirando a quantidade menor da maior; se usam alguma técnica operatória do tipo :

 

Anote sua observações.


· Quando o jogo acabar promova uma discussão entre todos os jogadores:  Como registraram seus pontos, como fizeram para subtrair (ou tirar) uma quantidade de outra, etc.

 

. Proponha problemas, oralmente, do tipo:

   - Se eu tinha 36 pontos e tirei 15 nos dados, com quantos pontos eu fiquei ?

   - Ana terminou o jogo com 26 pontos, e Lúcia com 13. Quem chegou mais perto do zero ? Quantos pontos Ana tinha a mais que Lúcia ?


· Proponha problemas usando os nomes dos emblemas da Páscoa e estimule-os a encontrar um meio de resolvê-los. Assim poderá observar como procedem para resolver problemas de subtração. 

 

. Caso ache necessário proponha este jogo mais vezes.

 

. Observação : Os valores dos pontos iniciais podem aumentar ou diminuir de acordo com os interesses do professor. 

Jogos extraídos de: Aritmética: Novas perspectivas. Implicações da teoria de Piaget. Constance Kamii e Linda L. Joseph. Editora Papirus, 1994. Com adaptação.

Click na figura para abrir a Atividade das diferenças



   

Copyright © 1998-2005 ANA LÚCIA Home Page. Todos os direitos reservados.