ANA LÚCIA  HOME PAGE


PROJETO DE PÁSCOA

ATIVIDADE 03

Jogo e Caça-Palavras

O COELHO  

Número de jogadores: de dois a quatro.

Material: Baralho - 40 cartas (quatro de cada) de ás à dez. I máscara de coelho.

Jogo para crianças de 8 a 10 anos.

O jogo do COELHO pode ser usado para que os alunos aprendam a fazer cálculo mental, resolver problemas envolvendo adição e fazer comparação de quantidades.

Como jogar:   Cada jogador recebe três cartas que devem ficar viradas para cima, à sua frente durante toda a partida. Outras sete cartas são colocadas, também com as faces para cima, numa fileira no centro da mesa, e as demais ficam num monte para as compras.

       Na sua vez, o jogador deve pegar as cartas do meio que forem necessárias para que consiga chegar ao mesmo total da soma de suas três cartas. Quando ele não mais conseguir formar conjuntos com seu total, ele deve repor as cartas que usou do meio da mesa com cartas do monte de compras, e passar a vez ao próximo.  

Exemplo: Convenhamos que o aluno "x" recebeu as cartas:

3 - 5 - 10 sua soma será 18 e ao comprar uma carta compre a carta 8. Ele fará o conjunto 3+5=8

       Quem tiver conseguido mais conjuntos ao final do baralho, será o vencedor " O COELHO" e receberá a máscara.

Como variações, o “COELHO” pode ser jogado com quatro cartas para cada jogador e 9 cartas no meio da mesa ou com o valor das três cartas fazer uma multiplicação.

Jogos extraídos de: Aritmética: Novas perspectivas. Implicações da teoria de Piaget. Constance Kamii e Linda L. Joseph. Editora Papirus, 1994. Com adaptação.

Click na figura para imprimir uma atividade de caça-palavras



   

Copyright © 1998-2005 ANA LÚCIA Home Page. Todos os direitos reservados.