m  HOME PAGE


M A N D A L A S

 

                                                                

                                

 A mandala representa o Universo e está presente na natureza e em símbolos utilizados em diversas culturas há muitos anos. É um termo sânscrito que tem como significado círculo mágico. A definição de mandala está presente na ciência, na religião, na arte. 

Sua simbologia inclui todas as figuras dispostas em volta de um centro. Um grande exemplo é a Via Láctea, nossa galáxia, que se desenvolve a partir de um núcleo. Pode ser um simples desenho (como a estrela de Davi), como pode ser bem mais complexo como os antigos desenhos religiosos do Tibet ou os grandes vitrais das igrejas medievais. Na verdade, toda forma circular, quadrangular ou qualquer outra que insinue a presença de um centro em torno do qual todo um complexo se organiza pode ser tida como uma forma mandálica.

Desenhar uma mandala, colorir ou apenas olhar para ela durante algum tempo, nos leva à uma profunda realização interna de paz e encontro com nosso Deus interior. É uma terapia que auxilia no processo de auto conhecimento e realização pessoal. Uma integração consigo mesmo, onde criamos um símbolo pessoal representativo de quem somos naquele instante.

Fazer uma mandala exige disciplina para reunir todos os aspectos dispersos de sua vida, encontrar um centro e dirigir-se a ele. Você tenta harmonizar seu círculo com o círculo universal. As mandalas são gráficos perfeitos e belos. Mostram os caminhos para chegar ao nosso próprio centro e estado de contemplação, permitindo ver o mundo como ele é exatamente, sem ilusões. 

 

Brevíssimo histórico sobre as mandalas:


Mandalas criadas pela Artista:


As Mandalas criadas pela artista são as chamadas de cósmicas, que representam a ordem e a harmonia existentes no universo e durante o seu trabalho o psiquismo da pessoa se reestrutura internamente, unificando-se na dualidade. Isto significa simplesmente que a construção e a utilização de uma “mandala cósmica” nos ajuda a liberar as nossas forças interiores de auto-cura, pois esse processo é capaz de desencadear em nós, nos que nos rodeiam e no ambiente a ordem e a harmonia no lugar do caos (desequilíbrio de energias causadoras dos males psíquicos e físicos).
A artista em seu momento de criação faz a mandala como objeto único da representação do todo (o Eu em comunhão com o Universo). Este equilíbrio é representado ora pelos traços arredondados como ener
gia feminina e ora representado por traços angulosos e retilíneos como energia masculina. Utiliza as cores de maneira a transmitir a energia necessária para equilibrar e trazer o resultado esperado para as pessoas e o ambiente onde será colocada. Em algumas vezes a mandala tem predominância de uma cor, já em outras são várias cores ao mesmo tempo. Outra característica do trabalho da artista é a utilização de pedrarias (cristais e pedras de diversas cores) com o intuito de limpar o ambiente e multiplicar as ondas energéticas irradiadas pela mandala.
Portanto, a aplicação de mandalas em diversos ambientes: residências, escritórios, l
ojas, consultórios estará intimamente ligado à necessidade das pessoas e do ambiente sendo aplicada de acordo com a influência das cores e suas propriedades transformadoras. – todo trabalho com mandalas contribui para a harmonia e o equilíbrio do ambiente, do indivíduo e das relações inter-pessoais. A escolha do modelo depende do objetivo ao qual ela será empregada.


A Importância das Cores nas Mandalas

Vermelho
A cor do amor, da atração, força e vitalidade. Pode ser usada para dar energia a alguém que está diante de situações difíceis e sente-se acuado. Para aumentar a paixão entre casais e o empenho em tudo que se faz. Bom para negócios novos que precisam de agilidade e constância de criatividade (novas idéias e rápida aplicabilidade).


Azul
A cor da paz, relaxamento, suavidade e paciência. Pode ser usada para pessoas que estão passando por momentos de stress, com características de inquietação, tensão ou simplesmente para acalmar o ambiente e os que estiverem ali. Bom para consultórios, clinicas de psicologia e outros negócios onde as pessoas externem problemas ,pois ajuda a colocá-los de maneira mais clara e calma proporcionando uma auto-avaliação e respostas assertivas e racionais sobre as possíveis resoluções.


Amarelo
A cor do pensamento, ativadora da mente e energizante. Pode ser usada para estimular o aprendizado, revigorar as energias e para nos manter alertas. Ideal para estimular os estudos e para pessoas com algum problema de memória ou falta de concentração. Bom para negócios educacionais e todo estabelecimento que lide com pensamento e concentração. Estimula a conquista e por isso é usada em negócios de vendas (conquista como aquisição de algo).


Verde
A cor da cura e saúde. Pode ser usada para diminuir problemas de saúde, não esquecendo que o verde tem um pouco do azul e do amarelo e trás consigo as características destas duas cores. Bom para negócios como lugares de descanso, clínicas, hospitais, consultórios.


Lilás

A cor da elevação espiritual, bondade e harmonia. Pode ser usada por alguém que se sente injustiçado sem motivo real, alguém em busca de explicações sobre a existência e a religiosidade, não esquecendo que o lilás tem um pouco do azul e trás consigo as características desta cor. Bom para templos, lugares de retiro espiritual, consultórios de medicina alternativa, lugares de descanso e tratamentos de desequilíbrio mental.


Laranja

A cor da energia. É a mistura de vermelho e amarelo e trás em si as qualidades de ambas de maneira equilibrada. Boa para todos os ambientes se aplicando a todos os tipos de negócio.


Branco
A cor que é a junção de todas as cores existentes na natureza. Representa a explosão de energia equilibrada funcionando como transformadora de qualquer desequilíbrio energético, muito usada para energização de pessoas com depressão e falta de coragem para começar algo. Purifica e equilibra o indivíduo e o ambiente. Bom para qualquer ambiente e negócio.

O mais importante é que todas as cores podem trazer benefícios e podem ser usadas em todos os ambientes havendo reserva apenas para os lugares de descanso e a predominância das cores fortes de muita energia ativa.
Cynthia Di Pierro

Veja os exemplo de mandalas. Imprima aproveite e pinte, devagar e sem pressa. Na busca de uma resposta, de uma solução ou apenas deixar fluir... Você terá resultados surpreendentes.

CLICK NA FIGURA

 E VEJA MANDALAS PARA COPIAR,

IMPRIMIR E COLORIR

 

 

 

 

                      

Deixe sua mensagem!

 

ANJO DO DIA...

Anjo têm que ter paciência, ser resignado. 

Não ter nada e mesmo assim viver encantado.

 Anjo: KASSIEL

 

Vá em arquivos e click em enviar

 

 

 

 

Copyright © 1998-2005 ANA LÚCIA Home Page. Todos os direitos reservados.