DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

 

Desmatamento

É a retirada da vegetação natural de uma região através do corte das árvores e das queimadas. O homem utiliza as regiões desmatadas para a criação de pastos, agricultura e outros usos do solo.

Agrotóxico

Os agrotóxicos são substâncias químicas fabricadas pelo homem para combater as pragas da agricultura e agropecuária. Quando eles são pulverizados sobre as plantações, poluem o ar, o solo e com as chuvas eles são levados para os rios e lagos causando a poluição das águas, prejudicando os seres vivos que moram nos ecossistemas aquáticos e aqueles que bebem a água. Os agrotóxicos devem ser usados sob orientação de agrônomos, pois muitas vezes são utilizados em doses maiores que o necessário.

Animais em extinção

No Brasil algumas estimativas indicam que mais de 300 espécies estão ameaçadas de extinção. O homem colabora com a extinção dos animais através da caça indiscriminada, da alteração do meio ambiente por desmatamentos e principalmente pelo tráfico de animais silvestres, que é responsável pelo desaparecimento de milhões de espécies da fauna brasileira.

Assoreamento

São depósitos de terra, areia e detritos no fundo dos rios e lagos. Esse acúmulo causa transbordamentos e inundações.

Dragagem

 É a retirada dos sedimentos acumulados no fundo dos rios, para melhorar o movimento das águas e evitar que o acúmulo de sedimentos cause transbordamentos e inundações.

Buraco na Camada de Ozônio

A camada de ozônio que protege a Terra contra a radiação ultravioleta do Sol, que é prejudicial aos seres vivos, está sendo destruída pelos gases CFC (clorofluorcarbono) que são lançados na atmosfera através de aerossóis, sprays, refrigeradores para geladeiras e aparelhos de ar condicionado. Os gases reagem com o ozônio criando buracos na camada, destruindo a proteção.

Chuva Ácida

A chuva é água pura, sem gosto, sem cheiro e sem cor. Ela se torna ácida quando seus vapores de água se misturam na atmosfera com os poluentes industriais e com os gases tóxicos dos automóveis.
A chuva ácida causa muitos danos às plantações, florestas, rios, lagos, animais e também para o homem.
Para combater a chuva ácida é necessária a redução da poluição do ar.

Desertificação

É a transformação de áreas vegetais em solos inférteis e desérticos. São causados pelo homem através do mau uso do solo, desmatamento, queimadas sucessivas e por fatores naturais como as chuvas, erosão e o ressecamento climático

Efeito Estufa

É o aquecimento da Terra devido à poluição do ar pela concentração de gás carbônico na atmosfera. Os raios de sol conseguem atravessar essa barreira até a superfície terrestre. Parte dos raios é absorvida e a outra parte é irradiada em forma de calor, que não consegue sair para a atmosfera devido à barreira de gás carbônico, causando o aumento da temperatura.

Erosão

Processo de alteração do relevo e do solo pelos agentes externos.

Os agentes causadores da erosão são:
- Calor e frio - chamada erosão térmica
- Chuvas - chamada erosão pluvial
- Rios - chamada erosão fluvial
- Gelo - chamada erosão glacial
- Vento - chamada erosão eólica

Esgoto

Esgoto são compostos de resíduos humanos, produtos de limpeza e grande quantidade de substâncias tóxicas poluentes que prejudicam o meio ambiente. O lançamento de esgotos residenciais, industriais ou hospitalares diretamente nos rios, lagos e mares aumentam a quantidade de matéria orgânica na água. Essa matéria orgânica serve de alimento a determinadas bactérias que se multiplicam. Essas bactérias consomem de oxigênio da água provocando a morte dos peixes e de outros animais aquáticos. Os esgotos lançados nas praias trazem riscos para os banhistas, que podem ser contaminados por microrganismos causadores de doenças. Por isso o tratamento de esgoto é muito importante para a preservação ambiental e controle da poluição das águas. Como essas bactérias respiram, sua proliferação aumenta o consumo de oxigênio da água provocando a morte (por asfixia) dos peixes e de outros animais aquáticos.

Extinção dos Vegetais

Devido à destruição das florestas para a extração da madeira, construção de cidades e estradas, plantações e pastagens, muitas espécies de plantas brasileiras estão sendo extintas. Seria necessário fazer o reflorestamento.

 

Guestbook:

(Livro de Visitas)

Deixe sua Mensagem!

Copyright © 1998-2003 ANA LÚCIA Home Page. Todos os direitos reservados.